UPB participa de lançamento da Rede do Futuro, em Feira de Santana, e fortalece protagonismo dos municípios na educação e qualificação profissional

Presidente Wilson Cardoso participou do evento de iniciativa do SESI, SENAI com apoio da FIEB

A União dos Municípios da Bahia (UPB) deu mais um passo importante na defesa do desenvolvimento municipal. Nesta terça-feira (4), em Feira de Santana, a entidade participou de mais um lançamento territorial da Rede do Futuro, iniciativa que une esforços com o SESI, SENAI e conta com apoio da FIEB para impulsionar a educação pública e preparar jovens para as novas demandas do mercado de trabalho.

O evento reuniu prefeitos, prefeitas e gestores da educação de 35 municípios, reafirmando o compromisso da UPB em criar soluções que aproximem a gestão municipal da inovação tecnológica e da qualificação profissional. Entre as ações apresentadas estão o EJA Profissionalizante (EJA PRÓ), a Trilha de Formação e a Educação Maker de robótica educacional, que propõem novas formas de ensinar e aprender, conectando jovens e adultos às transformações tecnológicas.

Durante o encontro, o presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou que a Rede do Futuro nasce como resposta a um desafio enfrentado em toda a Bahia. “Os municípios têm dificuldades em encontrar mão de obra qualificada. A educação é a chave para transformar essa realidade. A UPB segue trabalhando para que nossas cidades sejam cada vez mais competitivas, gerando emprego e renda para nossa população”, afirmou.

Para o gerente de negócios do SENAI Bahia, Levi Costa, esse evento é fruto de uma união muito importante entre o SENAI, o SESI, o CIMATEC e a UPB. “Temos o foco voltado para projetos educacionais que contribuam com a formação dos alunos e professores, fortalecendo a base profissional desde o ensino fundamental”, destacou.

Com essa agenda, a UPB reforça sua atuação como porta-voz dos municípios, criando parcerias que ampliam oportunidades para estudantes e fortalecem a economia local, com foco na empregabilidade. A iniciativa propõe apoiar os municípios em diversas frentes, como a modernização do ensino com o uso de tecnologias educacionais, a implantação de cursos profissionalizantes e trilhas formativas, o fortalecimento do apoio pedagógico alinhado às demandas industriais e a integração entre as escolas, o setor produtivo e a inovação.

 

Veja mais