Com recorde de palestrantes, mesas e grupos temáticos, o IBGE realiza, na Bahia, sua maior conferência de Agentes Produtores e Usuários de Dados

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 27 de novembro, pelo site da Conferência, no Portal do IBGE (https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional/inicio)

A conferência acontece de 3 a 5 de dezembro, na cidade de Salvador (BA), nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI. Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã. Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período de 2026 a 2030.

Na reta final de divulgação, o IBGE realiza sua mais importante conferência, que, pela primeira vez, ocorre na Bahia, em Salvador. Mais de 60 autoridades já estão confirmadas para a abertura.

Da última edição, em 2024, no Rio de Janeiro, para esta edição em Salvador, a conferência dobrou o número de palestrantes: de mais de 100 para mais de 200, reunindo expoentes de todas as áreas de pesquisa, do Brasil e do exterior. Também haverá recorde de participantes do próprio IBGE, com mais de 300 técnicos da presidência, diretorias, coordenações e superintendências.

Autoridades presentes na abertura

Como anfitriões e apoiadores, já estão confirmados:

Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Jerônimo Rodrigues, governador do Estado da Bahia; Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB; Walter Pinheiro, diretor de Relações Institucionais do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – CIMATEC.

Como parceiros do evento, estão confirmados:

Wilson Paes Cardoso, presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB e Francisco Ferreira Alexandre, superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.

Na área internacional, estão confirmados os chefes de estatística dos Institutos Nacionais de Estatística da Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A organização também aguarda a confirmação de ministros e do presidente da República, dentre outras autoridades de órgãos de governo (União, estados e municípios), autarquias, entidades, academia e sociedade em geral, do Brasil e do exterior.

Organização + apoios

Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) segue para os últimos 10 dias de inscrições, com a metade das atividades esgotadas (mesas, grupos temáticos e oficinas). Além da programação, a conferência tem uma agenda que começa dias 1 e 2/12, com evento voltado à preparação do pré-teste do próximo Censo Agropecuário, Florestal e Aquicola, também reuniões fechadas entre o IBGE e os parceiros locais, nacionais e internacionais.

A conferência terá uma agenda oficial internacional

A conferência receberá a Reunião Especializada de Estatísticas do Mercosul (REES), que será realizada em Salvador e integra a agenda oficial da presidência do Mercosul, atualmente ocupada pelo Brasil. Na ocasião, estarão reunidas chefes de estatística dos Institutos Nacionais de Estatística da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Também faz parte da programação a mesa Bioma Amazônia, que reunirá representantes dos institutos de estatística da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além do Brasil.

Haverá uma agenda especial de atividades do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

As mesas internacionais terão tradução.

Participação do Brasil e do exterior

Com mais de dois mil participantes presenciais confirmados, entre convidados nacionais e internacionais, a conferência ainda tem mesas, grupos temáticos e oficinas abertas — especialmente as atividades organizadas com parcerias locais no estado, com foco no debate de temas estratégicos de interesse da Bahia.

Quem pode participar?

A conferência é aberta a todos os agentes produtores e usuários de dados, às autoridades, aos gestores públicos e privados, aos pesquisadores, acadêmicos, estudantes, professores e à sociedade em geral.

Abertura e encerramento

A organização da conferência alerta para a necessidade de inscrição dos participantes que desejam acompanhar presencialmente a abertura e o encerramento.

É necessário realizar a inscrição o mais breve possível, em função da quase lotação dos dois espaços.

Pela primeira vez na Bahia

A conferência acontece de 3 a 5 de dezembro, na cidade de Salvador (BA), nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI. Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.

Pela primeira vez, a conferência mais importante do IBGE — organizada desde 1968 — será realizada fora do Rio de Janeiro, em um momento em que o Brasil e o mundo passam por uma mudança nas bases da inovação.

Essa retomada faz parte de uma série de ações transversais de reposicionamento do IBGE como protagonista da governança das geociências e estatísticas, além da interface com os desafios do Estado e da iniciativa privada na busca por informações oficiais históricas, do presente e capazes de antecipar o futuro.

Serviço

Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)

Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.

Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA)

Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI

Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.

Inscrições gratuitas pelo link:

https://loja.ibge.gov.br/conferencia-nacional-dos-agentes-produtores-e-usuarios-de-dados-confest-confege.html

Organização: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Apoio: Governo do Estado da Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Senai Cimatec, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e União dos Municípios da Bahia (UPB)

Confira a programação e as inscrições pelo seguinte link: https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional/inicio

 

 

Veja mais