A Diretora da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Itatim, Daiane dos Anjos,no exercício da presidência representativa da semana, representou a entidade na solenidade de certificação de profissionais do Projeto Condução Decente. No evento, realizado nesta terça-feira (13), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), mais de 200 mototaxistas e motofretistas de 19 municípios da Bahia, foram certificados pelo governador Jerônimo Rodrigues. Na oportunidade Daiane entregou ao governador o projeto da obra de reforma e ampliação do auditório da entidade e construção de novos espaços administrativos e funcionais.
“Estou feliz em representar esses 19 municípios da Bahia. Políticas públicas como esta ganham vida e se transformam em resultados concretos. Desejo que esse projeto cresça cada vez mais e alcance um número ainda maior de municípios baianos”, afirmou Daiane dos Anjos.
O Projeto Condução Decente, que até 2027 vai qualificar 6.500 profissionais, em 75 municípios baianos, oferece Curso Especializado, com carga horária de 30 horas, e Curso de Atualização, de 10 horas, para motoboys e mototaxistas. Os conteúdos abordam temas como ética e cidadania, legislação de trânsito, gestão de risco, segurança e saúde, atendimento ao cliente, transporte de pessoas e cargas e prática veicular.
Os certificados também receberam kits de proteção individual, que consiste em colete, capacete, antena corta-pipa e bolsa térmica, para motofretistas; e colete, dois capacetes e antena corta-pipa, para mototaxistas.
Mais de 500 profissionais já foram atendidos pelo projeto. Eles podem acessar a linha de crédito da Desenbahia destinada à aquisição de motocicletas novas, utilizadas na prestação de serviço autônomo de mototáxi e/ou motofrete. O beneficiário que se interessar deve ainda passar por processo de avaliação junto à Desenbahia.
A iniciativa é executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).



