O prefeito de Capim Grosso, presidente do Consórcio Bacia do Jacuípe e presidente da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia, Sivaldo Rios representou a União dos Municípios da Bahia (UPB) no lançamento do Projeto Sertão Vivo, que ocorreu neste sábado (28), no município de Itiúba.
Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a capacidade de adaptação das comunidades rurais do Semiárido baiano às mudanças climáticas, a iniciativa do governo do estado será executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Fundo Verde para o Clima.
Com ações planejadas para alcançar diretamente 75 mil famílias agricultoras e até 300 mil pessoas, o Sertão Vivo será implementado em 49 municípios do Semiárido, distribuídos em 13 territórios de identidade. O projeto prevê apoio às práticas sustentáveis, ao aumento do acesso à água para produção, à promoção da segurança alimentar e nutricional e ao fortalecimento da renda familiar. Também busca incentivar a permanência da juventude no campo, com foco especial na formação de mulheres e jovens rurais, valorizando o protagonismo desses grupos na construção de um desenvolvimento rural sustentável.
Fonte: Repórter – Rodrigo Pimentel/SDR/GOVBA
Foto principal: Matheus Landim/GOVBA