UPB e GACC/BA discutem capacitação em saúde para ampliar diagnóstico precoce do câncer infantil

Projeto “Capacitando para Transformar” oferece 2.500 vagas para profissionais da atenção básica na Bahia

Para alinhar ações do projeto “Capacitando para Transformar”, aprovado pelo Programa Nacional de Apoio e Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde, a presidente interina e diretora de Serviços da União dos Municípios da Bahia (UPB), Ana Medrado, que também é prefeita de Mucugê, se reuniu com o presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC/BA), Roberto Sá Menezes, na tarde desta terça-feira (2), na sede da entidade municipalista.

A iniciativa gratuita tem como objetivo fortalecer a rede de atenção à saúde, oferecendo 2.500 vagas para capacitação de profissionais da atenção básica em todo o estado. O projeto será realizado virtualmente, com apoio de eventos híbridos, e abordará temas como oncologia pediátrica, diagnóstico precoce, cuidados paliativos, suporte a pacientes transplantados e apoio laboratorial. A proposta também busca melhorar a gestão da fila única do SUS, ampliando o acesso e a organização do atendimento.

Como encaminhamentos, a UPB vai mobilizar prefeitos para incentivar a adesão ao projeto e a participação dos servidores municipais nas capacitações. Também será organizada uma visita de uma comitiva de prefeitos ao GACC/BA, reforçando o compromisso conjunto com a melhoria do atendimento às crianças com câncer e suas famílias.

Veja mais