Transformar números em políticas públicas eficazes e aproximar municípios de quem produz informações estratégicas para o país. Foi com esse olhar que o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, participou, na manhã desta sexta-feira (26), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do lançamento da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE). O evento, tradicionalmente sediado no Rio de Janeiro desde 1968, ocorrerá este ano em Salvador, de 3 a 5 de dezembro de 2025.
Em sua fala, Wilson Cardoso agradeceu ao IBGE, realizador da Conferência, pelo trabalho desenvolvido e ressaltou a relevância dos dados para os prefeitos e prefeitas na captação de convênios e na formulação de políticas públicas. O dirigente defendeu ainda uma maior aproximação entre os municípios e o Instituto.
A coletiva contou também com a participação do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, que destacou a relevância histórica e atual da conferência e a necessidade de modernização dos métodos de coleta e análise de informações; do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, que ressaltou a importância do Observatório da Indústria; do secretário do Planejamento da Bahia, Cláudio Ramos Peixoto; do secretário da Administração, Rodrigo Pimentel; e do diretor de Relações Institucionais e Governamentais do SENAI Cimatec, Walter Pinheiro, entre outras autoridades.
A CONFEST/CONFEGE é o maior evento nacional de estatísticas e geociências, reunindo produtores e usuários de dados do Brasil e do exterior. Seu objetivo é ampliar o diálogo do IBGE com a sociedade e avaliar os processos de produção e utilização das informações estatísticas e geográficas, fundamentais para o planejamento e aperfeiçoamento de políticas públicas.
As inscrições, gratuitas, serão abertas em 8 de outubro no site do IBGE. O encontro terá atividades no SENAI Cimatec e contará com o apoio do Governo da Bahia, da UPB, da FIEB e de diversas instituições parceiras.