Com o objetivo de fortalecer a gestão educacional e formar líderes escolares comprometidos com a transformação da educação pública, aconteceu nesta quarta-feira (12), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o I Ciclo de Seminários – Formação de Lideranças Transformacionais para a Escola. A União dos Municípios da Bahia (UPB) foi representada pelo professor Tone, diretor de Cultura da entidade e prefeito de Aratuípe.
A iniciativa, promovida pelo Movimento Bahia pela Educação, é voltada para diretores escolares e secretários municipais de Educação de todo o estado, com foco na prática das dez competências gerais do diretor escolar, conforme o Parecer CNE/CP nº 04/2021 do Conselho Nacional de Educação (CNE). O ciclo também propõe reflexões sobre os desafios contemporâneos da gestão educacional, especialmente diante das transformações e oportunidades trazidas pela Inteligência Artificial.
A formação é gratuita e oferece certificação pelo Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP Ribeirão Preto). O próximo encontro presencial está marcado para o dia 5 de dezembro.
Mobilização
O Movimento Bahia pela Educação foi lançado em outubro de 2025 como uma ação conjunta da FIEB, UPB, SEBRAE-BA, MPBA, FETRABASE e outras instituições públicas e privadas. A iniciativa tem foco inicial na alfabetização das crianças baianas até o 2º ano do Ensino Fundamental, em alinhamento ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação.


