Com o objetivo de ampliar o debate sobre o racismo estrutural e seus impactos nas políticas públicas, nas relações de trabalho e na oferta de serviços à população, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realiza, no dia 19 de novembro, das 10h às 12h, o UPB Capacita On-line com o tema “Por que o racismo ainda estrutura as desigualdades?”.
Promovida de forma virtual pela plataforma Google Meet, a capacitação integra a programação do Mês da Consciência Negra e busca fortalecer o compromisso da UPB e dos municípios baianos com a diversidade, a equidade e os direitos humanos. A iniciativa visa estimular o aprendizado coletivo e fomentar uma gestão pública sensível e transformadora, comprometida com o combate às desigualdades raciais.
A palestra magna será conduzida pela chefe de Divisão da Diretoria de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Igualdade Racial, Leonice Mourad. Com ampla formação acadêmica, Leonice é pesquisadora e extensionista em políticas públicas, desenvolvimento regional e educação para as relações étnico-raciais.
“Discutir esse tema é fundamental porque é parte de um processo histórico. As políticas públicas são um esforço estatal para equalizar as desigualdades. A discussão de política necessariamente passa pela compreensão da sociedade civil. O esforço da UPB em qualificar gestores e trabalhadoras e trabalhadores diretamente vinculados à gestão diz respeito a exercitar esse olhar para receberem as demandas de enfrentamento do racismo e das desigualdades”, resumiu Mourad.

Voltada para prefeitos(as), equipes técnicas municipais e servidores da UPB, a capacitação oferece certificação de 2 horas. As inscrições são gratuitas até 18 de novembro de 2025, às 13h, ou até o preenchimento das vagas, através do site www.upb.org.br
Serviço
Evento: UPB Capacita On-line – “Por que o racismo ainda estrutura as desigualdades?”
Data: 19 de novembro de 2025
Horário: 10h às 12h
Plataforma: Google Meet
Inscrições: até 18 de novembro, às 13h, no site www.upb.org.br
Certificação: 2h de carga horária
Programação
9h30 – Acolhimento dos participantes na plataforma Google Meet
10h – Abertura Institucional
10h10 – Palestra Magna: “Por que o racismo ainda estrutura as desigualdades?” Palestrante: Leonice Mourad
11h40 – Debate
12h – Encerramento
UPB mobiliza municípios para implantação de Planos Municipais de Educação Antirracista
Em alusão ao Novembro Negro, a União dos Municípios da Bahia (UPB), por meio da Diretoria de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade Racial, iniciou uma mobilização para incentivar as prefeituras a implantarem Planos Municipais de Educação Antirracista.
A iniciativa, liderada pela diretora da pasta e prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, tem como base o modelo pioneiro desenvolvido no próprio município e busca fortalecer políticas públicas locais que assegurem a promoção da igualdade racial no ambiente escolar. O plano segue a Lei nº 10.639/03, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas e impacta diretamente o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Segundo Eliana Gonzaga, “precisamos garantir que cada criança e jovem negro tenha o direito de se reconhecer e se orgulhar da própria identidade”.
Durante a mobilização, a UPB enviará aos municípios uma minuta do plano, com orientações para adequar metas e ações à realidade local. O documento aborda formação continuada de professores, revisão dos currículos escolares e fortalecimento das escolas quilombolas, entre outras diretrizes.
Com a iniciativa, a UPB reafirma seu compromisso com uma educação antirracista, inclusiva e humanizadora, estimulando os municípios a adotarem práticas concretas de enfrentamento às desigualdades raciais e valorização da diversidade que marca a história e a cultura da Bahia.


