Reconhecer e apoiar quem tem a missão de administrar e zelar pelos municípios baianos é a atividade diária da União dos Municípios da Bahia (UPB). Neste 11 de abril, data que remete a quando foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil, em 1835, a entidade presta homenagens aos prefeitos e prefeitas e destaca o papel decisivo dos gestores no desenvolvimento local e na melhoria da qualidade de vida da população.
A UPB ressalta que diversos serviços públicos foram municipalizados nas últimas décadas, ampliando as responsabilidades dos prefeitos e prefeitas em gerenciar ações, ao tempo em que lutam por maior autonomia para decidir pelo orçamento municipal e as prioridades de investimentos, uma vez que os recursos são cada vez mais escassos para o volume de obrigações. As dificuldades enfrentadas por esses “líderes do povo” não são fáceis, mas o carinho em cuidar e ver crescer o município impulsionam o trabalho de prefeitas e prefeitos.
Curiosidade
O Dia do Prefeito é celebrado em duas datas no ano: em 11 de abril e 6 de outubro, data em que o municipalismo brasileiro defende, por meio do Projeto de Lei da Câmara 92/2017, tornar-se o Dia Nacional do Prefeito e da Prefeita. Duas datas e o mesmo desejo de homenagear quem tanto trabalha pelos nossos municípios e criar consciência em relação ao valor do município para a organização política, social e econômica da nação.