O presidente da UPB, Wilson Cardoso, reforçou que a ideia não é tratar demandas pontuais, mas buscar soluções conjuntas para todos os municípios do estado. “Tratamos de todas as questões que estão afligindo os prefeitos e prefeitas. Saímos daqui fechando as nossas reuniões regionais. Estamos montando um grupo de trabalho, tanto na UPB como na Coelba, levantando as demandas e passando para que, a cada reunião regional, a gente já tenha algumas soluções”, afirmou Cardoso, demonstrando otimismo com o novo modelo de atuação.
Entre os temas destacados estão: a demora na execução de obras de expansão e melhoria da rede elétrica, os prejuízos causados nas Policlínicas Regionais de Saúde, que comprometem os atendimentos e a operação de equipamentos essenciais, como os de exames e outros serviços médicos, prejudicando a assistência à saúde de pacientes de diversas cidades. Além disso, o aumento da carga elétrica nos equipamentos públicos como escolas, maquinário da agroindústria e outros setores também foi abordado, juntamente com as constantes quedas e interrupções no fornecimento de energia, que geram prejuízos ao comércio local, à produção agropecuária e às unidades de saúde em todas as regiões do estado.
Investimento e parceria de resolutividade
O presidente da Coelba, Thiago Guth, apresentou o plano de investimentos anunciado pela Coelba, que prevê um aporte de R$ 13,3 bilhões na Bahia até 2027 e reforçou que o intuito é dar mais qualidade e celeridade ao serviço prestado pela concessionária. “A reunião foi muito produtiva, atingiu nosso objetivo, que, como empresa de concessão de serviço público, é prestar o melhor serviço para a população. Recebemos as demandas, tivemos uma conversa muito positiva, saímos aqui com um plano de trabalho, que é o mais importante, para que a gente possa atender bem a população de cada município e evoluir em conjunto”, afirmou Guth.
Para o presidente Wilson Cardoso, a parceria entre a UPB e COELBA está ainda mais forte. Temos certeza de que o investimento vai melhorar os serviços prestados, principalmente, para os produtores da agricultura familiar. Além disso, esta ação vai melhorar também a comunicação da Coelba com os municípios e, sobretudo, a resolutividade.
O presidente da UPB esteve acompanhado do diretor executivo e prefeito de Ituberá, Regis Aragão, e dos diretores da Regional Norte e Prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Azevedo Jr., da Regional Sul e Prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha, de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdades Racial e Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, e de Serviços e Prefeita de Mucugê, Ana Medrado.
