A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nesta terça-feira (05), na Câmara Municipal, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, o evento reuniu representantes do poder público, trabalhadores do SUAS, conselheiros, usuários, lideranças comunitárias e convidados, em um espaço democrático de debate e construção coletiva.
O evento contou com apresentações culturais da BAMMUS e do grupo da terceira idade.
O objetivo central da conferência foi mobilizar a sociedade civil, os usuários e os profissionais da assistência social para refletirem, de forma crítica e propositiva, sobre as duas décadas de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ênfase na realidade local de Sobradinho. A proposta foi analisar os avanços históricos, os marcos legais e institucionais, os impactos das políticas públicas na vida da população e os desafios ainda existentes na efetivação da proteção social como direito constitucional e dever do Estado.
A programação contou com a participação da Consultora em Assistência Social, Fátima Macêdo e a palestra magna foi conduzida pela assistente social e pós-graduanda em Neurociência, Comunicação e Desenvolvimento Humano, Vanya Lima, que abordou a importância da mobilização social e da resistência como marcas fundamentais do SUAS diante dos desafios políticos, sociais e econômicos enfrentados nas últimas décadas.
A conferência foi organizada a partir de cinco eixos temáticos centrais:
• eixo 1: Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
• eixo 2: Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
• eixo 3: Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no SUAS;
• eixo 4: Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
• eixo 5: Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Durante o encontro, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os eixos, elaborar propostas e eleger os delegados que representarão Sobradinho na Conferência Estadual.
O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Raimundo Nonato, que conduziu a abertura do evento, destacou a importância da escuta qualificada como ferramenta de fortalecimento da rede de proteção e da atuação da gestão municipal
“A gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio segue firme na construção de uma cidade mais justa, onde o acesso à assistência social seja garantido com qualidade e dignidade. Continuaremos trabalhando em prol da melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. Quero registrar o meu agradecimento todos os presentes, a toda a equipe da SEADS que com muita dedicação se empenhou na realização deste evento e todos aqueles que trabalham em conjunto para a construção de uma rede de assistência social cada vez mais presente para aqueles que precisam,” agradeceu o secretário.

Sobradinho realiza a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social
Evento focou nos 20 anos do SUAS e no fortalecimento da proteção social