UPB destaca importância da saúde e nutrição de crianças e adolescentes em evento do Selo UNICEF

Ciclo de formação reuniu articuladores e mobilizadores dos municípios para discutir ações de saúde, imunização, alimentação

A prefeita de Cachoeira e diretora de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade Racial da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eliana Gonzaga, representou a entidade no Ciclo de Formação em Nutrição e Saúde do Selo UNICEF – Edição 2025-2028, realizado em parceria com o UNICEF e o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).

Durante sua fala, Eliana destacou a importância da iniciativa, que mobiliza gestores e equipes municipais para aprofundar as políticas públicas de saúde e nutrição, com foco na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios baianos. Na Bahia 253 municípios fizeram adesão ao Selo Unicef.

“É com imensa alegria que a UPB participa deste encontro, fortalecendo uma parceria que se traduz em ações concretas e impacta diretamente a vida das nossas crianças e adolescentes. O Selo UNICEF é um reconhecimento ao compromisso dos municípios em promover políticas públicas integradas e efetivas, e a saúde tem papel central nesse processo”, afirmou.

A prefeita ressaltou ainda o desafio diário dos municípios em garantir o direito à saúde, reconhecendo o trabalho das equipes locais e o esforço conjunto entre Secretarias Municipais de Saúde, Conselhos de Saúde e o UNICEF.

Segundo ela, o evento reforça a necessidade de fortalecer as redes de atenção, ampliar a vacinação, melhorar a nutrição e garantir o uso efetivo da Caderneta de Adolescente  estratégias fundamentais para a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar das novas gerações.

No encontro de formação, foi destacada a importância da imunização para manter elevada cobertura de vacinal, destacando que a Bahia é pioneira com o programa de imunização nas escolas. Outro aspecto levantado foi a relevância do trabalho dos articuladores e mobilizadores enquanto protagonistas da proteção dessas crianças e adolescentes, assim como os conselhos e as secretarias municipais.

Raquel Guimarães, especialista em Desenvolvimento e Saúde de Adolescentes no UNICEF Brasil, representou o Escritório da ONU na Bahia. Ela lembrou que, além de ser um dia de formação, capacitação e desenvolvimento de habilidades, o encontro também ressalta do compromisso com a criança e o adolescente. “Que a gente possa lembrar do nosso engajamento e do nosso papel no alcance desses resultados, e que a gente se lembre que os adolescentes não são o futuro, eles são agora, e a gente precisa estar olhando e cuidando dos direitos deles no presente”, afirmou.

Até a sexta-feira (14), o encontro será um espaço de formação e diálogo sobre as entregas do Resultado Sistêmico 01, abordando temas como imunização, alimentação saudável e saúde de adolescentes. A atividade reune articuladores, mobilizadores e profissionais das áreas de saúde e nutrição dos municípios participantes.

Veja mais