Encontro de Mulheres Municipalistas celebra força, liderança e propósito na gestão pública baiana

Evento da UPB, em parceria com o Sebrae e a ENAP, reuniu prefeitas, vice-prefeitas e gestoras de todo o estado para estimular a capacitação, inovação e o protagonismo feminino

Em uma manhã marcada por inspiração, troca de experiências e estímulo ao empreendedorismo local, a União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Sebrae e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), realizou nesta terça-feira (02) o Encontro de Mulheres Municipalistas, no Auditório do Sebrae, em Salvador. A iniciativa reuniu prefeitas, vice-prefeitas e lideranças de diversos territórios do estado com o objetivo de ampliar o protagonismo feminino na gestão pública e impulsionar a governança municipal por meio de um diálogo qualificado sobre coragem, propósito e mentalidade de sucesso.

O presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, abriu o encontro reforçando a importância da atuação feminina no desenvolvimento da Bahia. “Vocês mulheres trabalhando pelos seus municípios são a base para a construção de uma Bahia mais forte.” O compromisso da entidade com a valorização das gestoras municipais foi destacado pela vice-presidente Administrativa da UPB e prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães. “A UPB tem nos dado essa condição de fortalecer as nossas gestões, com novos espaços, fazendo movimentos como esse de tanta importância para estimular as administrações lideradas por mulheres”, afirmou.

“Não percam a oportunidade de se capacitar. Nós enfrentamos inúmeros desafios de ser mulher na política e para conciliar família e gestão pública. Quando a gente tem a oportunidade de melhorar nosso desempenho enquanto administradoras, precisamos nos preparar e estudar“, defendeu a diretora de Mulheres Municipalistas da UPB e prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, ao reforçar o papel da qualificação na vida pública.

Representando a ENAP, a assessora técnica Cecília Lariú ressaltou a relevância de levar formação às lideranças locais. “Estar aqui é um imenso prazer pessoal e profissional. O que estamos fazendo é trazer conteúdos de formação e desenvolvimento para as lideranças municipais”. Reflexões sobre gestão pública e liderança colaborativa foram compartilhadas pela vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos. “Eu preciso conhecer os problemas do meu município, tomar decisões, usar a minha inteligência e da minha equipe técnica e ouvir as pessoas de modo colaborativo para enfrentar de forma competente os problemas complexos. E fazer isso com coragem e proximidade”.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou características femininas que fortalecem a administração municipal e valorizaram a postura das gestoras. “A nossa casa é o município e vocês sabem ‘mandar’ na casa muito mais do que a gente”. Ele elogiou características femininas com o foco e comprometimento e também reforçou a necessidade de que as prefeitas fortaleçam o ambiente de negócios em seus municípios e implementem a Sala do Empreendedor, garantindo mais eficiência ao atendimento das empresárias locais.

A palestra magna, “Coragem, Identidade e Propósito nos Negócios e na Política”, ministrada pela jornalista e escritora Fabiane Maimone, referência nacional em liderança e comportamento, trouxe reflexões sobre autenticidade, tomada de decisão e o impacto transformador da gestão pública conduzida por mulheres.

Encerrando a programação, o Painel Voz das Prefeitas discutiu os impactos da liderança feminina na governança municipal, com participação das diretoras da UPB Eliana Gonzaga (Direitos Humanos, Cidadania e Igualdade Racial e prefeita de Cachoeira) e Ana Medrado (Serviços e prefeita de Mucugê), além de Kitty Guimarães e Monalisa Tavares.

Veja mais