A União dos Municípios da Bahia (UPB) firmou, nesta quinta-feira (4), um acordo de cooperação com a Rede de Parcerias do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A assinatura foi realizada pelo presidente Wilson Cardoso, ao lado do coordenador de Rede e coordenador de Captação de Recursos da UPB, Joelson Azevedo, fortalecendo a articulação institucional para aprimorar a gestão das transferências e dos investimentos públicos nos municípios baianos.
A Rede de Parcerias, instituída pela Portaria SEGES/MGI nº 4.890/2023, integra a governança colaborativa do Sigpar – Sistema de Gestão de Parcerias da União (Decreto nº 11.271/2022) – e do Obrasgov.br (Decreto nº 10.496/2020). Seu objetivo é promover a melhoria da gestão das parcerias operacionalizadas pelo Transferegov.br, além de qualificar o acompanhamento dos projetos de infraestrutura registrados no Obrasgov.br. A rede atua ainda no estímulo à capacitação, comunicação e transparência entre os entes participantes.
Podem integrar a Rede de Parcerias órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, que contribuam para o fortalecimento da governança pública.
Destaques da UPB na Rede de Parcerias
A atuação da UPB tem se destacado nacionalmente dentro da Rede de Parcerias. A entidade alcançou:
•3º lugar no eixo de capacitações, qualificando técnicos municipais por meio de cursos sobre Transferegov.br, Modelo de Governança e Obrasgov.br;
•2º lugar na implementação do Modelo de Governança e Gestão Pública;
•1º lugar no eixo de comunicação e transparência, com alcance superior a 57% dos municípios baianos.
Com a assinatura do acordo, a UPB reforça seu compromisso em fortalecer a gestão municipal, ampliar a eficiência das parcerias com a União e garantir mais qualidade na aplicação dos recursos públicos em todo o estado.


