A União dos Municípios da Bahia (UPB), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Conselho de Desenvolvimento da Justiça Baiana pela Criança e Adolescente (CDJBC) promoveram, nesta quinta-feira (07), um encontro virtual com representantes dos municípios baianos participantes do Selo UNICEF – Edição 2025-2028. A reunião teve como foco o alinhamento de estratégias, orientações e ações conjuntas para fortalecer as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios.
O momento reuniu representantes municipais para apresentar diretrizes da nova edição do Selo UNICEF, além de destacar a importância do planejamento integrado, do monitoramento de indicadores e da atuação intersetorial nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção social.
Representando a diretoria da UPB, a prefeita de Cachoeira e diretora da entidade, Eliana Gonzaga, destacou o compromisso dos municípios baianos com o fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes.“A UPB reconhece o Selo UNICEF como uma importante iniciativa de fortalecimento da gestão pública municipal e da garantia de direitos de crianças e adolescentes. Ao aderirem à estratégia, os municípios reafirmam o compromisso com políticas públicas mais eficientes, planejamento, monitoramento de indicadores e resultados concretos nas áreas de saúde, educação e assistência social”, afirmou.
A gestora também ressaltou o apoio institucional da entidade aos municípios participantes e o incentivo do presidente da UPB, Wilson Cardoso, ao desenvolvimento de políticas públicas eficientes e baseadas em resultados. “É nesse contexto que a UPB e o nosso presidente, Wilson Cardoso, destacam que o Selo UNICEF contribui diretamente para o aprimoramento da gestão ao incentivar a cultura de resultados, o uso de dados para tomada de decisão e a adoção de metodologias que ampliam a eficiência das políticas públicas”, completou Eliana.
A coordenadora do Escritório do UNICEF em Salvador, Helena Oliveira, reforçou a importância da mobilização dos municípios baianos e da atuação conjunta entre gestores públicos e instituições parceiras para fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e adolescência. “O Selo UNICEF é uma iniciativa que incentiva a construção de uma rede colaborativa entre os municípios, fortalecendo a implementação, o acompanhamento e a avaliação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Esse compromisso conjunto é fundamental para promover avanços reais e transformar a vida de meninas e meninos nos municípios”, destacou Helena Oliveira.
Durante o encontro, também foram apresentadas orientações técnicas, instrumentos de acompanhamento e os próximos passos da adesão dos municípios ao ciclo 2025-2028 do Selo UNICEF.
Ainda durante a live foi destacado ainda a possibilidade dos contribuintes que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda (que tem prazo final de envio em 29 de maio) pode mudar a vida de crianças e adolescentes ao destinar 3% (se for pessoa física) ou 1% (se pessoa jurídica) do valor devido ao IR para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.


