Com recorde de público, Conexão CNM é aberto em Salvador

Evento para mais de 2 mil gestores e técnicos municipais aborda 13 áreas da gestão pública

Foi aberto nesta segunda-feira (22), em Salvador, o Conexão CNM, evento de imersão para gestores municipais que já visitou seis estados brasileiros e agora chega à Bahia. A capacitação, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio institucional da União dos Municípios da Bahia (UPB), ocorre no Centro de Convenções Salvador até a terça-feira (23), com programações simultâneas voltadas a 13 áreas temáticas, contemplando os principais setores da administração pública municipal. São 15 arenas temáticas com cerca de 16 horas de palestras paralelas.

O presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou a importância do encontro para o aperfeiçoamento da gestão municipal e da atuação da CNM para o fortalecimento do Movimento Municipalista no país. “Temos hoje a melhor safra de prefeitos e prefeitas da história da Bahia, com pessoas que lutam para ver seus Municípios crescerem”. Cardoso também convocou os gestores presentes a dar uma “virada” na educação: “Temos um desafio muito grande na Bahia de alfabetizar nossas crianças na idade certa”. Outro tema mencionado foi a PEC da Blindagem, aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados. “Eu sou totalmente contra e essa PEC não vai passar no Senado”, enfatizou.

Os objetivos do Conexão CNM foram explicados pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. “Por que estamos aqui? Estamos aqui porque entendemos que precisamos ampliar um pouco essa nossa atuação técnica e também chegar nos servidores. Temos 8,5 milhões de servidores no Brasil. Não temos talvez esse aprofundamento de conhecimento. Então esse evento tem esse objetivo de imersão, de entendimento mais ampliado em nosso dia a dia’’, afirmou.

A importância da presença feminina no evento foi ressaltada pela presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski. “Enquanto presidente do MMM, fiquei muito contente com a participação das mulheres aqui. Reafirmo que para ser prefeita precisa de muita coragem, mas também é uma tarefa muito gratificante. A cada dia mais é importante ter a participação de mulheres na política”.

Ela complementou que soube durante o evento das ações do presidente em defesa da presença feminina na política, a exemplo da criação do Espaço UPB Mulheres Municipalistas Prefeita Rilza Valentim, e a diretoria Mulheres Municipalistas, sob o comando da prefeita de Ibicaraí, Monalisa Gonçalves Tavares, que também representa o MMM no estado.

Também participaram da abertura o 3º tesoureiro da CNM, José Carlos de Matos, toda a diretoria da UPB, que fez questão de estar presente, e outras lideranças municipalistas. Antes de desembarcar na Bahia, o Conexão CNM já havia passado por Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas foi no estado que o evento alcançou o maior número de inscritos de todas as edições.

O Conexão CNM continua percorrendo o país com imersão em gestão municipal voltada a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e servidores. As próximas edições ocorrem em Uberlândia (MG), nos dias 30 de setembro e 1º de outubro; em Maceió (AL), em 6 e 7 de outubro; e em Nova Iguaçu (RJ), nos dias 20 e 21 de outubro.

Saiba mais: https://conexaocnm.org.br/

Veja mais