Um mês de gestão: Novo ciclo de muito trabalho na UPB

Confira as ações do primeiro mês de gestão da nova Diretoria da UPB

Um novo ciclo foi iniciado em 28 de março na União dos Municípios da Bahia (UPB), com a posse da nova Diretoria da associação municipalista. Um tempo novo, de novas ideias e união de verdade para avançar em conquistas para o municipalismo baiano. Nesse primeiro mês de gestão, com o presidente Wilson Cardoso à frente da entidade, a UPB já se mostra mais ativa, participativa e firme na defesa dos interesses dos municípios. Confira as ações que reunimos para apresentar um breve balanço do início de uma gestão que marcará história na entidade.

Leia matéria Aqui

Diretorias Regionais e Operacionais reforçam atuação da UPB

O presidente da UPB, Wilson Cardoso, iniciou sua gestão com uma medida estratégica voltada ao fortalecimento da articulação municipalista. Seu primeiro ato foi a criação de diretorias regionais e operacionais, com o objetivo de ampliar o diálogo e a representação junto aos municípios em áreas específicas da gestão pública, a exemplo da saúde, educação, direitos humanos e outras. A nova diretoria já se reuniu na UPB e alinhou as pautas prioritárias e ações da entidade, criando inclusive duas comissões: uma para tratar da articulação parlamentar em defesa da PEC66 do Refis previdenciário e outra para as demandas de enfrentamento à seca junto aos órgãos estaduais e federais.

Leia matéria Aqui


Posicionamento estratégico na Imprensa

As primeiras semanas da nova gestão da UPB teve ampla cobertura da imprensa. Tanto em notas publicadas pelos veículos de comunicação de todo o estado, como em entrevistas exclusivas concedidas pelo presidente Wilson ao A Tarde Municípios, Metropóle FM, Antena 1 FM, Tribuna da Bahia, Linha de Frente da TV Aratu e Bahia Notícias. No conteúdo foram abordados temas como a seca nos municípios, a dívida previdenciária, transparência em emendas parlamentares e a reestruturação na entidade.

Entrevista A Tarde

Entrevista Bahia Notícias

Diálogo e aproximação com órgãos de controle

A nova Diretoria da UPB, no intuito de reforçar a parceria e colaboração com os órgãos de controle na orientação dos municípios, reforçou a aproximação com Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA). Em visita de cortesia, o presidente Wilson Cardoso afirmou aos presidentes Francisco Netto, do TCM, e Marcus Presidio, do TCE, a intenção de ampliar ações de capacitação dos gestores e suas equipes para aperfeiçoar a gestão pública municipal em temáticas como a Nova Lei de Licitações e Contratos, Controle Interno, Lei de Resíduos Sólidos, entre outros. Em reunião com o Procurador-Geral de Justiça Pedro Maia, a diretoria da UPB dialogou sobre a os Festejos Juninos, a atuação preventiva do órgão e visitou a unidade especializada do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor).

Reunião com Procurador-Geral 

Reunião com Presidente do TCE/BA 

Runião com Presidente do TCM

 

UPB intensifica mobilização para XXVI Marcha a Brasília

A nova Diretoria intensificou a mobilização para a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre de 19 a 22 de maio. Com mais de 200 prefeitas e prefeitos baianos já inscritos, a expectativa é ter uma comitiva recorde da Bahia este ano. Para isso, o presidente da UPB, Wilson Cardoso ao lado do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reforçaram o chamamento aos gestores e suas equipes.

Leia matéria

Seca é pauta prioritária da UPB

O combate aos efeitos da seca na Bahia é uma das bandeiras prioritárias da nova gestão da UPB. A grave estiagem que atinge diversas regiões do estado tem gerado consequências severas. São 92 municípios em situação de emergência, 64 com reconhecimento federal homologados. Preocupado com situação, o presidente Wilson Cardoso tem buscado apoio junto ao Governo do Estado e o Governo Federal para garantir medidas emergenciais. Durante as duas idas a Brasília, acompanhado por uma comissão de prefeitos, Cardoso relatou aos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Paulo Teixeira, a urgência na liberação de ações emergenciais, como perfuração de poços, operação carro-pipa, distribuição de cestas básicas e milho para ração animal. A UPB também está orientando os municípios no cadastro da plataforma S2ID para acelerar o reconhecimento federal. A articulação tem sido intensa para garantir recursos, acesso à água e a segurança alimentar da população afetada pela grave crise climática.

Leia matéria de reunião com ministros

Leia matéria da ação do Governo do Estado

 

Articulação parlamentar pela aprovação da PEC66

Tema fundamental para a saúde financeira dos municípios, principalmente os nordestinos, a PEC 66/2023 foi pauta da articulação feita Brasília pelo presidente Wilson Cardoso e a comissão parlamentar instituída pela UPB para acompanhar o avanço da matéria. Foram realizadas reuniões em Brasília com os três senadores baianos, Otto Alencar, Angelo Coronel e Jaques Wagner e também com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A audiência foi acompanhada pela líder da bancada baiana na Câmara, a deputada federal Lídice da Mata, e pelo também líder do PSD da Câmara, Antônio Brito. Motta reafirmou que a PEC 66, do novo Refis previdenciário, é prioridade na pauta da Casa, já foi definido o relator e o presidente da Comissão Especial para instalação nos próximos dias. Ele afirmou ainda que a Câmara dará celeridade à tramitação para a aprovação o mais breve possível.

Leia matéria Aqui

Nova Sala das Mulheres Municipalistas
Foram iniciadas as obras da sala que abrigará o Espaço UPB Mulheres Municipalistas, que será inaugurado no mês de maio. Um espaço exclusivo para apoiar e fortalecer a atuação feminina na política municipal, pensado para oferecer estrutura, acolhimento e suporte as nossas 61 prefeitas baianas, as vice-prefeitas e suas equipes. A iniciativa faz parte das ações da Diretoria de Mulheres Municipalistas e será denominado Espaço Prefeita Rilza Valentim, em homenagem a então prefeita de São Francisco do Conde, que faleceu em julho de 2014 durante o mandato.

Reestruturação no Prédio da UPB e Ações Futuras

Com eficiência e gestão de resultados, a nova Diretoria da UPB já concluiu a instalação do serviço de monitoramento de 32 câmeras de segurança no prédio da entidade.  E pensando no crescimento e na melhor estrutura para atender os municípios baianos, a UPB já planeja novas obras e melhorias que serão implementadas em breve, como a ampliação do auditório, que possui atualmente apenas 300 lugares, novos gabinetes, um café gourmet na área externa, além da reestruturação do estacionamento que passará por melhorias para ampliar o número de vagas. Um novo tempo para avançar em melhorias na Casa dos Prefeitos e Prefeitas da Bahia!

 

Veja mais